Sites Grátis no Comunidades.net

Rating: 2.9/5 (1023 votos)


ONLINE
1





Baixe o Flash Player para executar...

 


 

- PATROCINADORES DESTE SITE -

  Desejando ter seu site / blog

neste espaço entre em contato

        CLIQUE AQUI

 


ESPOTEMUNDIAL

 

Diretório de Sites

 

  

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Alcantara - Barra do Corda
Alcantara - Barra do Corda


ALCANTARA

Fica do outro lado da Baía de São Marcos, bem em frente a capital São Luís. Foi morada dos índios Tupinambas quando da chegada dos franceses ao Maranhão. Virou sede da aristocracia rural, numa época em que floresciam os engenhos de açúcar e o cultivo de arroz e algodão. Mas a grandeza do passado ficou no valioso conjunto arquitetônico com mais de300 prédios e ruínas espalhadas por três praças, oito travessas e dez ruas.

BARRA DO CORDA

 

Barra do Corda se situa exatamente no centro geográfico do estado do Maranhão a 425 Km de São Luís e a 350 Km de Teresina (PI). A cidade possui mais de 78 mil habitantes e em todo município, são 153 povoados. Os maiores com mais de 3 mil habitantes. Os menores com pouco mais 30 pessoas. Está às margens dos rios Corda e Mearim (este navegável), que se encontram no centro da cidade.
Sua fundação se deu em 3 de maio de 1835, por Manoel Rodrigues de Melo Uchoa. Este batizou a cidade de Santa Cruz de Barra do Corda, devido ao dia de sua fundação ser o dia de Santa Cruz. O nome "Corda" é em razão do rio Corda então conhecido como rio "Capim". A partir dessa data, Manoel Rodrigues fixou residência em Barra do Corda. Comandou a demarcação das ruas da cidade de modo que ficassem em quadras iguais de cem metros, no sentido de que todas estivessem voltadas para o nascente. Há no município a praça Melo Uchoa, única homenagem a sua pessoa.
Como meios de lazer podemos citar: Passeios pelos rios Mearim e Corda e o Balneário Guajajara. Além de clubes e danceterias. A economia barra-cordense é praticamente centrada no setor agro-pastoril. A sua principal rodovia é BR-226.